Prestação de serviços especializados de alta complexidade em atividades de coleta, processamento, controle de qualidade, criopreservação e distribuição de células e tecidos biológicos, segundo critérios de qualidade internacionais e normas técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Horários da Unidade
Horário de atendimento
O Centro de Tecidos Biológicos de Minas Gerais - Cetebio visa disponibilizar aos pacientes células e tecidos biológicos coletados e processados segundo critérios de qualidade internacionais e normas técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As células progenitoras hematopoéticas (CPH) são coletadas de doadores autólogos e alogênicos e são destinadas aos pacientes com doenças hematológicas. Os tecidos serão coletados de doadores alogênicos vivos e não vivos e destinados aos pacientes com queimaduras graves e doenças oftalmológicas. A estrutura compartilhada otimiza os processos, reduz custos, facilita a logística e permite maior difusão de conhecimento.
A implantação do Cetebio está sendo feita em etapas. O Centro de Processamento Celular (CPC) já está em pleno funcionamento, possibilitando o atendimento a pacientes com indicação de Transplante de Medula Óssea (TMO). A próxima etapa contemplará o Banco de Membrana Amniótica (BMA).
Os processos produtivos dos Bancos de Células e Tecidos Biológicos preveem cinco etapas:
Captação de Doadores e Coleta de Tecidos e Células
Consiste na seleção de doadores por meio de triagem clínica, triagem laboratorial e na obtenção do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para efetivação da coleta das células e tecidos. Essa etapa é executada em hemocentros e hospitais parceiros.
Recepção
É a primeira etapa realizada dentro da estrutura física do Cetebio. Consiste no recebimento das células e tecidos, aferição da temperatura e condições de transporte, inspeção visual e armazenamento temporário.
Processamento e Armazenamento
Nesta fase, as células e tecidos são processados, avaliados quanto a sua qualidade e armazenados de acordo com as especificações de cada um dos Bancos até a sua distribuição.
Distribuição
É feita após o recebimento da solicitação formal, feita por uma equipe ou médico responsável vinculado a um estabelecimento de saúde contratante autorizado pelo Ministério da Saúde para a utilização das células ou tecidos, conforme legislação vigente.
- Pesquisa
Na unidade Cetebio, são realizadas pesquisas científicas com o objetivo de melhorar a qualidade e segurança dos processos e produtos biológicos. Além disso, são exercidas atividades relacionadas à formação de recursos humanos, inovação tecnológica e de produção científica.
- Portaria da Consolidação nº 04, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre os sistemas e os subsistemas do Sistema Único de Saúde.
- RDC ANVISA nº 508, de 27 de maio de 2021. Dispões sobre Boas Práticas em Células Humanas para Uso Terapêutico e pesquisa clínica, e dá outras providências.
- RDC ANVISA nº 55, de 11 de dezembro de 2015. Dispõe sobre as Boas Práticas em Tecidos Humanos para uso terapêutico.
- RDC ANVISA nº 32, de 11 de junho de 2012. Dispõe sobre as diretrizes para embalagens primárias utilizadas no acondicionamento de tecidos humanos para fins terapêuticos e dá outras providências.
- RDC ANVISA nº 504, de 27 de maio de 2021. Dispõe sobre as Boas Práticas para o transporte de material biológico humano.
- Decreto nº 9.175, de 18 de outubro de 2017. Regulamenta a Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997, para tratar da disposição de órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento.
Endereço
Rua Goiabeiras , 779 , Distrito Industrial Genesco Aparecido de Oliveira
Lagoa Santa, MG
CEP: 33240-080
Localização
Mapa não disponível
Configure a chave da API do Google Maps no arquivo .env
Serviços Prestados
Cidadão
Consultar acervo digital de biblioteca especializada em Hematologia e Hemoterapia
Cidadão
Desenvolver pesquisa científica em hematologia e hemoterapia que envolve seres humanos
Cidadão
Desenvolver pesquisa científica em hematologia e hemoterapia que não envolve seres humanos
Cidadão
Contratantes
Realizar coleta de células progenitoras hematopoéticas para transplante
Contratantes
Realizar controle de qualidade de concentrado de linfócitos ou células progenitoras hematopoéticas
Contratantes
Realizar criopreservação e armazenamento de células progenitoras hematopoéticas (CPH) ou concentrado de linfócitos (CL)
Contratantes
Realizar deseritrocitação e/ou desplasmatização de unidade contendo células progenitoras hematopoéticas da medula óssea coletadas por punção aspirativa
Contratantes
Realizar quantificação de células CD34 positivas por citometria de fluxo
Contratantes
Quem é quem
Gerência Técnica
Jucélia Schittini da Silva Morais
Responsável Técnica pelo Banco de Medula Óssea e Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário
Karen de Lima Prata
Gestor Responsável
Diretoria Técnico-Científica