Estabelecimentos de Assistência à Saúde (EAS) são instituições públicas ou privadas que têm por finalidade promover, proteger, recuperar e reabilitar a saúde do indivíduo ou prevenir doença. Como exemplo de EAS temos os hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, laboratórios, bancos de sangue, de órgãos, de leite e congêneres, dentre outros.
O Estabelecimento de Assistência à Saúde (EAS) interessado em ser Cliente/Parceiro da Fundação Hemominas deve entrar em contato com o representante da Unidade da Fundação Hemominas (UFH) de referência do seu município. A UFH vai avaliar a pertinência e a viabilidade do objeto, compartilhadas com a visão estratégica da Instituição. Estando as duas partes em acordo, a EAS deve encaminhar a documentação necessária para a UFH que vai proceder aos trâmites internos para efetivação do contrato.
Documentos para se tornar um contratante (encaminhar por e-mail os documentos abaixo)
- Ficha de cadastro hospitalar (formulário completamente preenchido e assinado pelo representante legal do Estabelecimento de Assistência à Saúde);
- Licença sanitária vigente (alvará ou termo de aptidão);
- Ato de constituição do contratante + última alteração, registrados em cartório (estatuto, contrato social);
- Documento que confere poderes ao responsável para assinar contratos e aditivos em nome da instituição (ato de nomeação, ata de eleição, procuração com firma reconhecida);
- Documento de identidade do representante legal;
- CPF do representante legal;
- Cartão de inscrição no CNPJ;
- Portaria de Publicação do CEBAS (no caso de entidades sem fins lucrativos);
- Ofício de anuência da agência interveniente (para os casos de Assistência Hemoterápica com interveniência);
- Autorização emitida pela Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes para realização de transplante de medula óssea (contratos de CPH - CETEBIO).
Para mais informações:
Setor de Contratualização
Gerência de Faturamento, Custos e Contratualização – GFC
E-mail: contratualizacao@hemominas.mg.gov.br
Tel.:(31) 3768-7443
Médicos Responsáveis Técnicos
Objetivo: capacitar o Médico Responsável Técnico pelas Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas para coordenar todas as atividades relacionadas à transfusão que ocorram no serviço.
Enfermeiros
Objetivo: capacitar Enfermeiros das Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas e prepará-los para treinar equipe de enfermagem e demais profissionais da Instituição relacionados ao processo transfusional.
Profissionais de laboratório
Objetivo: capacitar Técnicos de Laboratório e Bioquímicos e/ou Biomédicos das Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas para execução de procedimentos laboratorias e liberação de resultados de testes pré-transfusionais.
Faturistas
Objetivo: capacitar Faturistas das Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas nos procedimentos de ressarcimento dos serviços hemoterápicos, valores referentes a insumos e serviços realizados pelo Hemocentro.
Captadores
Objetivo: capacitar e treinar os Captadores das Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas na atividade de conscientizar e fidelizar doadores, com o intuito de assegurar a quantidade necessária de sangue no estoque para atender a população